CONSELHOS PARA QUEM ATENDE REUNIÕES DE ENSINAMENTOS DA OBRA DA PIEDADE
REUNIÕES GERAIS DE ENSINAMENTOS - RGE 2024
Publicada em 31 de março de 2024
Caros irmãos,
A paz de Deus.
Neste ano, mais uma vez, o Senhor preparou diversos conselhos, inclusive para os irmãos Diáconos que atendem Reuniões de Ensinamentos da Obra da Piedade. São eles:
1. PRESIDÊNCIA
O atendimento dessa reunião fica a cargo do irmão Ancião; quanto aos ensinamentos, devem ser ministrados por um irmão Diácono, ambos designados para essa finalidade, evitando assim repetição de assuntos e também que a reunião se torne muito prolongada. Os Diáconos não devem, de livre e espontânea vontade, ligar para uma localidade pedindo para atender Reunião de Ensinamentos, nem devem viajar para atender reuniões sem a consideração e deliberação em Reunião Regional dos Diáconos. Quando o Diácono da localidade tem condições de atender tais Reuniões, não é necessário que um outro Diácono viaje para essa finalidade.
2. CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA
Para presidir estas reuniões, o Diácono deve ter conhecimento e experiência adquirida através dos anos de ministério. Aos Diáconos novos, aconselha-se acompanhar os mais antigos a fim de adquirir conhecimento e experiência. Os mais antigos deverão observar nos mais novos a manifestação dos dons e o interesse demonstrado por eles de exercer o ministério, e devem ser aproveitados como companheiros para as Reuniões de Ensinamentos e atendimentos da Piedade.
3. CUIDADOS
Nas Reuniões de Ensinamentos, quem preside não deve demonstrar suas fraquezas, tampouco superioridade. Devemos ter cuidado para não humilharmos nossos irmãos e irmãs. Cada qual faz o que Deus requer, conforme os dons recebidos. Há casos de reclamações que ao invés de se expor ensinamentos, a reunião consiste em relatos de testemunhos e exemplos que não trazem edificação e proveito. Cabe a cada Diácono, nestas reuniões, conhecer e avaliar a sua própria condição para atender a reunião de ensinamentos e, caso não se ache em condição, deve passar a responsabilidade a outro; tal atitude será digna de honra e de grande proveito para a reunião.
4. PRESENÇA
Nas Reuniões de Ensinamentos da Obra da Piedade devem estar presentes os Anciães, Diáconos, Cooperadores do Ofício Ministerial, Cooperadores de Jovens e Menores, irmãs da Obra da Piedade e irmãs que trabalham no Almoxarifado da Obra da Piedade. É necessário que os ensinamentos a serem transmitidos pelo Diácono que atende a reunião sejam claros e bem fundamentados.
5. IDENTIFICAÇÃO
É indispensável a apresentação do Cartão de Identificação para ingressar nas Reuniões de Ensinamentos da Obra da Piedade, sem a necessidade de registro de presença. Essa medida deverá ser aplicada em todas as localidades.
6. MINISTÉRIO
As irmãs foram chamadas por Deus para esse precioso trabalho na Obra da Piedade, sendo que seus nomes foram levados e aprovados em oração numa Reunião Ministerial. A responsabilidade das irmãs perante Deus é muito grande, portanto, as irmãs devem clamar a Ele pedindo os dons da mansidão, do amor para com os necessitados e também da revelação de Deus.
7. UNIÃO ENTRE AS IRMÃS E COM O MINISTÉRIO
As Irmãs da Obra da Piedade devem viver numa perfeita união. As mais antigas no ministério devem orientar as mais novas, e estas devem respeitar as mais antigas. Na união, quando Deus revela uma família em necessidade para uma das irmãs, as demais devem estar em comunhão e fazerem a visita juntas.
8. SIGILO DA PIEDADE
As irmãs devem guardar o sigilo dos atendimentos, não os relatando a ninguém. Quando o esposo for do Ministério, não é conveniente compartilhar com ele os assuntos das famílias, pois isso poderá tirar a liberdade na pregação da Palavra.
9. VISITAS ÀS FAMÍLIAS
As famílias são ensinadas a não pedirem nada a ninguém e sim orarem a Deus pedindo misericórdia na sua situação, e Deus por sua bondade, move os corações das Irmãs da Piedade ou dos irmãos Diáconos para visitarem a família, revelando a eles a sua necessidade. As visitas não devem ser programadas, por isso devemos estar atentos ao chamado de Deus, quando Ele nos revela uma família. Ao entrar, devem saudar dizendo: A Paz de Deus seja nesta casa, e ter todo o cuidado nas conversações.
Quando se tratar de casos atendidos com frequência, é necessário que se façam as visitas para tomarem conhecimento da situação.
10. PRUDÊNCIA
É importante muita prudência nos assuntos direcionados ao motivo da visita. Na comunhão, serão reveladas as necessidades da família.
11. COMPRAS
As compras para as famílias devem ser feitas pelas irmãs. Devem orar a Deus, e proceder as compras na comunhão, atendendo também a oração das crianças. A entrega também deve ser feita pelas irmãs. Tratando-se de famílias de irmãos (ãs) do Ministério, a responsabilidade é do Diácono. Em ambos os casos deve-se orar com a família.
Observação: Caso haja na família algum dependente químico, alcoólatra ou outros, os cuidados devem ser redobrados. Os mantimentos preparados por Deus devem ser retirados das embalagens e colocados em vasilhas, para evitar a oportunidade de que troquem as mercadorias por produtos ilícitos.
Vossos irmãos em Cristo,
Conselho dos Anciães Mais Antigos
Conselho dos Diáconos