Responsabilidade Ministerial
Ministério e Irmandade
Publicada em 05 de janeiro de 2025
Caros irmãos,
A paz de Deus.
O ensino cristão é missão primordial do Presbitério, cabendo-lhe o dever de formar Cristo no coração da Igreja, mediante a exposição da Santa Palavra de Deus.
Como se sabe, a Igreja cristã está sob severos ataques em todo o planeta, com fartos ensinos contrários ao santo evangelho da graça. Notadamente nos ambientes universitários os enfrentamentos filosóficos são mais pesados e sistemáticos contra a nossa mocidade, ficando eles, por vezes, bastante vulneráveis, sem o devido apoio ministerial necessário.
Existe estudo indicando que, dentre a mocidade cristã das diversas denominações religiosas, concluído o curso superior, vários não retornam à prática cristã.
Considerando isso, o Conselho de Anciães entende ser da inteira responsabilidade do ministério a função de agregar os jovens universitários e, em reuniões de ensinamentos apropriadas, explicar as verdades bíblicas de forma inteiramente alicerçada nas escrituras, dirimindo suas dúvidas; dúvidas essas, na maioria das vezes, plantadas nas próprias instituições onde são instruídos e, paralelamente, doutrinados.
Para atendimento dessa demanda, requer-se que os Anciães responsáveis para tais atividades sejam aptos para ensinar, que tenham preparo com o trato acadêmico, que sejam irmãos com suficiente bagagem de conhecimentos bíblicos e, acima de tudo, que sejam santificados, idôneos e não vaidosos do conhecimento humano. Dessa forma, eles poderão instruir os alunos nas sagradas letras, se utilizando de uma linguagem que eles entendam e estejam acostumados nos centros de ensino.
Entendemos que, com bons encontros espirituais realizados nas igrejas (ou nas instituições de ensino) com esses jovens, se poderá exortá-los a uma vida casta e voltada aos valores cristãos, mantendo-os firmes na fé pela palavra de Deus neles enxertada, livrando-os do perigo do antagonismo acadêmico; como se lê em Timóteo 4:16
“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.”
Com isso, esclarecemos que a evangelização de forma geral, enquanto missão doutrinal (Mar 16:15), bem como o ensino, cuidado e acompanhamento dos jovens universitários — tanto no ambiente universitário quanto nas igrejas — é de atribuição do Presbitério, não estando delegada ao importante departamento do DARPE essas responsabilidades, pelas considerações precedentes.
Portanto, fica o departamento do DARPE com o dever de focar suas ações em atendimento nas unidades prisionais masculinas e femininas, fundações de atendimento socioeducativo ao adolescente, bem como nas clínicas de dependentes químicos e albergues, sempre acompanhado por Anciães designados em Reuniões Regionais Ministeriais – RRM.
Posto isso para clareza, instruímos aos anciães responsáveis pelas Reuniões Regionais Ministeriais – RRM que atentem para as Cidades onde existam universidades/faculdades e escolham Anciães com tais habilidades espirituais e os convidem para compor esse grupo recomendado.
Informamos que essas reuniões propostas deverão preferentemente acontecer dentro das casas de oração da CCB, fora dos dias normais de culto, e presidida por um ou mais Ancião(ães) indicado(s) pelo Conselho dos Anciães daquela Reuniões Regionais Ministeriais – RRM.
Para segurança dessa missão, forneceremos um pequeno documento orientativo objetivando dirimir dúvidas que possam surgir, a fim de se estabelecer um padrão nacional nesses atendimentos.
Vossos irmãos em Cristo,
Conselho dos Anciães Mais Antigos