Validador de Autenticidade
Área Restrita
Português
Português
Início
Institucional
Quem Somos
Estatuto
Histórico
Pontos de Doutrina
Imprensa
Contato
Irmandade
Circulares
Tópicos
Esclarecimentos
Carta de Apresentação Pessoal
Culto on-line
Relatório
Ofertas
Música
DEPAC
DARPE
Área Restrita
Validador de Autenticidade
Início
Música
MSA
MSA
Método Simplificado de Aprendizagem Musical
Planos de Aulas
Planos de Aulas
Material de Apoio ao Instrutor
Material de Apoio ao Instrutor
Aulas Iniciais com Instrumento
Aulas Iniciais com Instrumento
Fase 1
1.1 -
Música e som
1.2 -
Elementos da música
1.3 -
Propriedades do som
1.4 -
Notas musicais
1.5 -
Pentagrama (pauta musical)
1.6 -
Claves
Fase 2
2.1 -
Figuras musicais
2.2 -
Compasso
2.3 -
Barras de compasso simples, dupla e final
2.4 -
Fórmula de compasso em 4
2.5 -
Ritmo e pulsação
2.6 -
Forma de realização dos exercícios rítmicos
Fase 3
3.1 -
Endecagrama
3.2 -
Leitura rítmica, leitura métrica e solfejo
3.3 -
Movimentos de condução para solfejo
3.4 -
Movimento de solfejo em 4
3.5 -
Metrônomo
Fase 4
4.1 -
Ligadura
4.2 -
Ponto de aumento
4.3 -
Intervalo
4.4 -
Fórmula de compasso em 3
4.5 -
Movimento de solfejo em 3
4.6 -
Fórmula de compasso em 2
4.7 -
Movimento de solfejo em 2
Fase 5
5.1 -
Tercinas
5.2 -
Fermata
Exemplos auditivos de execução de Fermata
Hino 1
Hino 3
Hino 4
Hino 16
Hino 18
Hino 21
Hino 26
Hino 29
Hino 43
Hino 46
Hino 48
Hino 52
Hino 54
Hino 55
Hino 58
Hino 60
Hino 65
Hino 76
Hino 79
Hino 84
Hino 86
Hino 87
Hino 92
Hino 98
Hino 100
Hino 103
Hino 106
Hino 117
Hino 122
Hino 125
Hino 129
Hino 142
Hino 151
Hino 154
Hino 155
Hino 168
Hino 174
Hino 179
Hino 180
Hino 187
Hino 188
Hino 190
Hino 191
Hino 192
Hino 196
Hino 201
Hino 202
Hino 205
Hino 207
Hino 214
Hino 216
Hino 222
Hino 226
Hino 231
Hino 240
Hino 245
Hino 249
Hino 250
Hino 261
Hino 280
Hino 282
Hino 286
Hino 291
Hino 297
Hino 298
Hino 313
Hino 317
Hino 318
Hino 319
Hino 320
Hino 325
Hino 330
Hino 331
Hino 332
Hino 337
Hino 339
Hino 341
Hino 345
Hino 346
Hino 347
Hino 352
Hino 353
Hino 354
Hino 356
Hino 361
Hino 367
Hino 370
Hino 371
Hino 375
Hino 379
Hino 381
Hino 382
Hino 384
Hino 394
Hino 398
Hino 409
Hino 417
Hino 418
Hino 422
Hino 432
Hino 436
Hino 447
Hino 451
Hino 453
Hino 455
Hino 458
Hino 467
Hino 480
5.3 -
Fórmula de compasso em 6
5.4 -
Movimento de solfejo em 6
5.5 -
Movimento alternativo para solfejo em 6
Fase 6
6.1 -
Tom e semitom
6.2 -
Acidentes - sustenido e bemol
6.3 -
Escalas
6.4 -
Escalas diatônicas
6.5 -
Escalas maiores
6.6 -
Escalas maiores com sustenidos
6.7 -
Escalas maiores com bemóis
Fase 7
7.1 -
Armadura de clave
7.2 -
Fórmula de compasso em 9
7.3 -
Movimento de solfejo em 9
7.4 -
Movimento alternativo para solfejo em 9
7.5 -
Fórmula de compasso em 12
7.6 -
Movimento de solfejo em 12
Movimentos em 12
7.7 -
Movimento alternativo para solfejo em 12
Fase 8
8.1 -
Tonalidade
8.2 -
Acidentes ocorrentes e de precaução
Fase 9
9.1 -
Barra de compasso - repetição
Fase 10
10.1 -
Dinâmica
Fase 11
11.1 -
Acento métrico
11.2 -
Compasso simples
11.3 -
Compasso composto
11.4 -
Compassos alternados
Fase 12
12.1 -
Síncopa
12.2 -
Contratempo
Fase 13
13.1 -
Ritmos iniciais
Fase 14
14.1 -
Notas pontuadas - diferenças na subdivisão
Fase 15
15.1 -
Andamento
15.2 -
Modificação de andamento - poco rallentando
15.3 -
Modificação indevida de andamento
Fase 16
16.1 -
Frases e semifrases
16.2 -
Interpretação musical
16.3 -
Indicações interpretativas